Aqui se fala Português

Aqui se fala Português
Portugal - Cabo Verde- Guiné- Bissau - S.Tomé e Príncipe - Moçambique- Angola- Brasil - Timor Leste

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Linguagem


Linguagem
É qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de idéias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc., podendo ser percebida pelos diversos órgãos dos sentidos, o que leva a distinguirem-se várias espécies de linguagem: visual, auditiva, tátil, etc., ou, ainda, outras mais complexas, constituídas, ao mesmo tempo, de elementos diversos. Os elementos constitutivos da linguagem são, pois, gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras, usados para representar conceitos de comunicação, idéias, significados e pensamentos. Embora os animais também se comuniquem, a linguagem propriamente dita pertence apenas ao Homem.
Exemplos
Linguagem afetiva
Linguagem que exprime sentimentos e emoções. Exemplo:
Espantado, senão atemorizado desta rápida síntese de suas vilezas, que Maurícia fizera com a mesma mobilidade meridional, onde a sua linguagem afetiva deparava raros atavios e encantos, Bezerra, que, ao princípio julgara esmagá-la com sua hostilidade cínica, sobresteve entre o receio de perder a vasa e a dificuldade de a não fazer brava. (Em O Sacrifício (Capítulo XIV) de Franklin Távora)

A linguagem coloquial
É uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a observância total da gramática, de modo que tenha mais fluidez na comunicação feita através de jornais, revistas e principalmente num diálogo:

A linguagem informal
Na linguagem informal usam-se muitas gírias e palavras infanto-juvenis e livros de muitos diálogos

A Linguagem formal ou culta
É aquela que carrega consigo a rigidez das normas gramaticais, utilizada principalmente em textos e profissões que a exigem.


A linguagem corporal
Corresponde a todos os movimentos gestuais e de postura que fazem com que a comunicação seja mais efetiva. A gesticulação foi à primeira forma de comunicação. Com o aparecimento da palavra falada os gestos foram tornando-se secundários, contudo eles constituem o complemento da expressão, devendo ser coerentes com o conteúdo da mensagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário