Aqui se fala Português

Aqui se fala Português
Portugal - Cabo Verde- Guiné- Bissau - S.Tomé e Príncipe - Moçambique- Angola- Brasil - Timor Leste

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Gêneros Discursivos


Gêneros discursivos

O que são gêneros discursivos? Na verdade são as características de cada tipo de texto, a maneira de como ele é apresentado aos leitores, seu layout, a forma de ser organizado. Esses detalhes é o que determinam a que tipo de gênero cada texto pertencem. Exemplos:
Gênero jornalístico

A função do jornalista é informar, o valor da linguagem simples e objetiva, assim como a clareza de idéias e de proposta, destaca-se em detrimento dos brios do profissional por trás da notícia.

Presos cerca de 50 envolvidos em crimes em PE

A polícia prendeu cerca de 50 pessoas suspeitas de envolvimento em cinco quadrilhas especializadas em homicídios, assaltos, tráfico de drogas e de armas, entre outros crimes.

Gênero jurídico

É uma linguagem mais formal, geralmente utilizado por pessoas do ramos de advocacia, poder judiciários e médicos


·         Características: estão em conformidades com os princípios legais. Exemplo:
Art. 8º - As autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho, na falta de disposições legais ou contratuais, decidirão, conforme o caso, pela jurisprudência, por analogia, por eqüidade e outros princípios e normas gerais de direito, principalmente do direito do trabalho, e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado, mas sempre de maneira que nenhum interesse de classe ou particular prevaleça sobre o interesse público.
        Parágrafo único - O direito comum será fonte subsidiária do direito do trabalho, naquilo em que não for incompatível com os princípios fundamentais deste.

Gênero literário
É geralmente dividido, desde a antigüidade, em três grupos: narrativo ou épico, lírico e dramático. Essa divisão partiu dos filósofos da Grécia antiga, Platão e Aristóteles, quando iniciaram estudos para o questionamento daquilo que representaria o literário e como essa representação seria produzida. Características: narrar fatos, explorar o fictício o imaginário. Exemplo:

Soneto 17

Se te comparo a um dia de verão
És por certo mais belo e mais ameno
O vento espalha as folhas pelo chão
E o tempo do verão é bem pequeno.

Ás vezes brilha o Sol em demasia
Outras vezes desmaia com frieza;
O que é belo declina num só dia,
Na terna mutação da natureza.

Mas em ti o verão será eterno,
E a beleza que tens não perderás;
Nem chegarás da morte ao triste inverno:

Nestas linhas com o tempo crescerás.
E enquanto nesta terra houver um ser,
Meus versos vivos te farão viver.

William Shakespeare

Gênero epistolar ou interpessoal, ou seja, MSN, sala de bate-papo

É a maneira de se relacionar mais fácil com a outra pessoa abreviando palavras, inserindo caracteres, assim tendo uma conversa mais dinâmica do que o normal.

 
 EXEMPLOS DE UMA ORTOGRAFIA PARTICULAR
achar axar - assim axim - é eh - então entaum - coloquei koloqei - como komo - amigo miguxo - não naum - nunca nunk - chegar xegar - qual Ql - quis Qz - você voxê ou vc - vocês v'6s ou vcs - soh.

Gênero publicitário

Não importa o tamanho do texto, mas sim, que estratégia você quer adaptar nele. Combina imagem e mensagem para chamar a atenção do consumidor. Exemplo:
Exemplo



Um comentário: