Aqui se fala Português

Aqui se fala Português
Portugal - Cabo Verde- Guiné- Bissau - S.Tomé e Príncipe - Moçambique- Angola- Brasil - Timor Leste

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Coerência e Coesão

A coerência é resultante da não-contradição entre os diversos segmentos textuais que devem estar encadeados logicamente.






A coesão, como o próprio nome diz (coeso significa ligado), é a propriedade que os elementos textuais têm de estar interligados.



quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Linguagem


Linguagem
É qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de idéias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc., podendo ser percebida pelos diversos órgãos dos sentidos, o que leva a distinguirem-se várias espécies de linguagem: visual, auditiva, tátil, etc., ou, ainda, outras mais complexas, constituídas, ao mesmo tempo, de elementos diversos. Os elementos constitutivos da linguagem são, pois, gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras, usados para representar conceitos de comunicação, idéias, significados e pensamentos. Embora os animais também se comuniquem, a linguagem propriamente dita pertence apenas ao Homem.
Exemplos
Linguagem afetiva
Linguagem que exprime sentimentos e emoções. Exemplo:
Espantado, senão atemorizado desta rápida síntese de suas vilezas, que Maurícia fizera com a mesma mobilidade meridional, onde a sua linguagem afetiva deparava raros atavios e encantos, Bezerra, que, ao princípio julgara esmagá-la com sua hostilidade cínica, sobresteve entre o receio de perder a vasa e a dificuldade de a não fazer brava. (Em O Sacrifício (Capítulo XIV) de Franklin Távora)

A linguagem coloquial
É uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a observância total da gramática, de modo que tenha mais fluidez na comunicação feita através de jornais, revistas e principalmente num diálogo:

A linguagem informal
Na linguagem informal usam-se muitas gírias e palavras infanto-juvenis e livros de muitos diálogos

A Linguagem formal ou culta
É aquela que carrega consigo a rigidez das normas gramaticais, utilizada principalmente em textos e profissões que a exigem.


A linguagem corporal
Corresponde a todos os movimentos gestuais e de postura que fazem com que a comunicação seja mais efetiva. A gesticulação foi à primeira forma de comunicação. Com o aparecimento da palavra falada os gestos foram tornando-se secundários, contudo eles constituem o complemento da expressão, devendo ser coerentes com o conteúdo da mensagem.


Gêneros Discursivos


Gêneros discursivos

O que são gêneros discursivos? Na verdade são as características de cada tipo de texto, a maneira de como ele é apresentado aos leitores, seu layout, a forma de ser organizado. Esses detalhes é o que determinam a que tipo de gênero cada texto pertencem. Exemplos:
Gênero jornalístico

A função do jornalista é informar, o valor da linguagem simples e objetiva, assim como a clareza de idéias e de proposta, destaca-se em detrimento dos brios do profissional por trás da notícia.

Presos cerca de 50 envolvidos em crimes em PE

A polícia prendeu cerca de 50 pessoas suspeitas de envolvimento em cinco quadrilhas especializadas em homicídios, assaltos, tráfico de drogas e de armas, entre outros crimes.

Gênero jurídico

É uma linguagem mais formal, geralmente utilizado por pessoas do ramos de advocacia, poder judiciários e médicos


·         Características: estão em conformidades com os princípios legais. Exemplo:
Art. 8º - As autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho, na falta de disposições legais ou contratuais, decidirão, conforme o caso, pela jurisprudência, por analogia, por eqüidade e outros princípios e normas gerais de direito, principalmente do direito do trabalho, e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado, mas sempre de maneira que nenhum interesse de classe ou particular prevaleça sobre o interesse público.
        Parágrafo único - O direito comum será fonte subsidiária do direito do trabalho, naquilo em que não for incompatível com os princípios fundamentais deste.

Gênero literário
É geralmente dividido, desde a antigüidade, em três grupos: narrativo ou épico, lírico e dramático. Essa divisão partiu dos filósofos da Grécia antiga, Platão e Aristóteles, quando iniciaram estudos para o questionamento daquilo que representaria o literário e como essa representação seria produzida. Características: narrar fatos, explorar o fictício o imaginário. Exemplo:

Soneto 17

Se te comparo a um dia de verão
És por certo mais belo e mais ameno
O vento espalha as folhas pelo chão
E o tempo do verão é bem pequeno.

Ás vezes brilha o Sol em demasia
Outras vezes desmaia com frieza;
O que é belo declina num só dia,
Na terna mutação da natureza.

Mas em ti o verão será eterno,
E a beleza que tens não perderás;
Nem chegarás da morte ao triste inverno:

Nestas linhas com o tempo crescerás.
E enquanto nesta terra houver um ser,
Meus versos vivos te farão viver.

William Shakespeare

Gênero epistolar ou interpessoal, ou seja, MSN, sala de bate-papo

É a maneira de se relacionar mais fácil com a outra pessoa abreviando palavras, inserindo caracteres, assim tendo uma conversa mais dinâmica do que o normal.

 
 EXEMPLOS DE UMA ORTOGRAFIA PARTICULAR
achar axar - assim axim - é eh - então entaum - coloquei koloqei - como komo - amigo miguxo - não naum - nunca nunk - chegar xegar - qual Ql - quis Qz - você voxê ou vc - vocês v'6s ou vcs - soh.

Gênero publicitário

Não importa o tamanho do texto, mas sim, que estratégia você quer adaptar nele. Combina imagem e mensagem para chamar a atenção do consumidor. Exemplo:
Exemplo